domingo, 18 de novembro de 2012

Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco


Nem se propósito... Sem ter a noção de que a edição de Amor de Perdição celebra 150 anos, decidi finalmente iniciar-me na escrita deste romancista português com essa mesma obra.

Tinha a ideia que seria um romance bem dramático e trágico e as minhas expectativas não foram defraudadas. Um amor de muita perdição, com muito sangue, suor e lágrimas. Um casal jovem apaixonado, os pais que não aceitam o seu amor, um primo que se mete no meio, uma mulher que até queria meter-se no meio mas que prefere dar muito por muito pouco, enfim, a trama perfeita para um  romance entusiasmante tal é o dramatismo da história e da escrita.
Diz-se que foi inspirado quer na peça Romeu e Julieta quer na sua própria vida pessoal. Sim, porque o malandro do Camilo raptou uma mulher casada por quem se tinha apaixonado! Eu que não conhecia muito deste autor para além das imagens do seu belo bigode fiquei muito impressionada com a sua história, igualmente dramática.
Ficou colmatada uma grande falha nas minhas leituras de clássicos portugueses e compreendo porque faz parte dessa lista de obrigatórios. O Romantismo clássico talvez já não se use, mas é certamente capaz de nos entusiasmar na leitura, mesmo que a loucura dos dezoito anos não seja tão profunda, extrema ou fiel como a que é aqui retratada. Simão e Teresa (com Mariana a ficar com um cantinho especial no meu coração) merecem ser os representantes portugueses do amor até às últimas consequências. Que sejam a tradução de Romeu e Julieta para a língua lusitana.

Orquídea

1 comentário:

um quarto para duas disse...

Engraçado, também ando a ler!

bjs