domingo, 3 de junho de 2012

Roménia

Ainda não falei da Roménia e tenho recebido muitos alertas relativamente a isso. Portanto, cá vai!


É um país lindíssimo. Estive apenas na Transilvania e acredito que seja a zona mais bonita do país por causa da paisagem cheia de montes e montanhas. É tudo muito verde, com muitos cavalinhos, vaquinhas, veados e ursos (apesar destes últimos não me terem vindo cumprimentar).
Tem castelos tão bonitos. O castelo Bran, conhecido como o castelo do Drácula, nada tem a ver com o mesmo e é muito acolhedor.
O castelo Peleș é considerado um dos mais bonitos da Europa e não é de estranhar, com tantos detalhes na madeira e pinturas lindíssimas por dentro e por fora (incluindo obras do Klimt!).
E as montanhas... A 2200m de altitude, vejo só montanhas lindíssimas à minha volta, com réstias de neve e linhas suaves a delinear a paisagem. Uma imensidão, uma paz, e um céu azul perfeito.
A Roménia tem maravilhas escondidas. Como as minas de sal de Turda, onde, de repente, me vejo perante este espaço magnífico, com 43m de altura, dentro da rocha. É-me impossível descrever este sítio. Digo apenas que me pareceu que Zion bem que podia ser assim.
E depois os telhados que nos observam com os seus olhos inquiridores. O antigo é preservado para não denunciar os anos que já lhe passaram por cima. 
E claro, a arte bizantina da igreja ortodoxa, muito viva, colorida, forte. Impressionante.

Há demasiado para contar. Não o consigo escrever e por isso deixo-vos as imagens que mais me marcaram. E que vos entusiasme a lá ir ou a lá regressar!

Orquídea

1 comentário:

Mafalda disse...

Ando em modo Roménia ultimamente. Acabei por escrever um post sobre Brasov. Acho que vou aproveitar o teu e falar um pouco, finalmente, de Bran e Peles, pelo menos. :)

Estive nalguns lugares que referiste, noutros não. E sim, quero regressar e conhecê-los também! E rever os mesmos de um ponto de vista mais quente - quando fui era branco por todo o lado. :)