domingo, 15 de abril de 2012

A Paixão Segundo Constança H. - Maria Teresa Horta

Já tinha este livro em casa há algum tempo, na minha longa lista de livros por ler. Porém, nestes dias de redescoberta de poesia, de repente apercebi-me que a autora dos poemas que eu e a Papoila andávamos a ler e apreciar era a mesma desta prosa que me esperava. Decidi, portanto, atacá-la.
É um livro sobre a paixão, pois claro. Sobre a loucura, sobre o corpo e os corpos, sobre o limite da emoção. Fala-nos da paixão imensa de Constança por Henrique H. e das consequências da dimensão da mesma.
Há poemas e poesia na escrita de Maria Teresa Horta. Há uma envolvência permanente naquela doença da alma através da sua escrita singular e direta, em que tudo é descrito, até à intimidade. E, enfim, há uns bons pingos de Psiquiatria para me fazer um gosto especial e um envolvimento homossexual muito interessante e surpreendente.
Uma leitura rápida e bonita. Boa escolha.

Obrigada a quem mo ofereceu.

Orquídea

Sem comentários: