terça-feira, 19 de julho de 2011

Livros Livros Livros

Desafio sugerido pela Marisa. Demorou mas cá está a minha parte!

1. Existe um livro que relerias várias vezes?
Que me lembre, nunca reli nenhum livro pelo simples motivo de sentir que tenho ainda imensos para ler. Por isso, julgo que não, mas quando ler tudo o que tenho de ler *cof cof* talvez mude de ideias.

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?
Sim, o "Sangue do Meu Sangue" do Chris Cunningham, mas que também não tentei assim tanto quanto isso, não apreciei muito as descrições bem detalhadas dos encontros intimos das personagens ao longo da história, não tenho paciência...

3. Se escolhesses um livro para ler no resto da tua vida, qual seria?
Pode ser aquela compilação que tenho em casa de várias obras da Virginia Woolf? Ai, Virginia...

4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
"Uma Breve História do Tempo", do Stephen Hawkings (entre muitos outros livros, claro).Comecei a lê-lo, percebi mais do que esperava, mas depois, nem sei bem porquê, não o terminei.

5.Que livro leste cuja “cena final” jamais conseguiste esquecer?
Boa pergunta porque, realmente, tenho alguma dificuldade em lembrar-me do fim dos livros... Lembro-me que o fim do "Mundo de Sofia" me marcou muito na altura, devorei o livro e aquele final ficou-me na memória.

6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Lia muito sim. Comecei, claro, pelos livros de Uma Aventura e apaixonei-me pela colecção do Triângulo Jota (na minha opinião, muito mais giros que os d'Uma Aventura)! Li também a colecção das Irmãs no Colégio de Santa Clara e li muitos da Agatha Christie. Depois li "O Mundo de Sofia", de Josteein Gaardner e acordei para a vida, seguido da "Insustentável Leveza do Ser" do Milan Kundera aos 13/14 anos e acordei para a literatura.

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Eu leio sempre os livros até ao fim (excepto o "Sangue do Meu Sangue"...). Leio sempre porque tenho fé que seja só aquela parte que seja chata e que até vale a pena ler até ao fim. O último muito chato que li foi "A Selva" de Henry James. Até o "Maktub" do Paulo Coelho li até ao fim e parece-me que, se não fosse tão rápido de ler, talvez fosse parar à lista da pergunta 2...

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
O favorito é "Orlando", de Virginia Woolf *vénia*. Depois, sem ordem concreta, "Combateremos a Sombra" e "A Costa dos Murmúrios", da Lídia Jorge, "Nenhum Olhar" de José Luís Peixoto, "The Yacoubian Building" de Alaa al Aswany , "Ensaio Sobre a Cegueira" de José Saramago, "Cartas Baratas" de Adília Lopes, "O Mundo de Sofia" de Jostein Gaarder...

9. Que livro estás a ler?
"Middlesex", de Jeffrey Eugenides, que, cheira-me, se juntará à lista de livros anterior. E, in the meanwhile, vou dando uma vista de olhos ao "Livro do Desassossego" de Fernando Pessoa.

10. Indica dez amigos para responderem a este inquérito

Orquídea

Sem comentários: