domingo, 25 de abril de 2010

Que mania é essa de não gostares do Alentejo?

Devo dizer-te que esperava que fosses mais alta e que, no primeiro relance, fiquei surpresa: afinal eras pequenina. Que raio. Eu, que te tinha previsto bem maior - de uma altura consensual com o talento da tua escrita. Admito que ia preparada para me pôr em bicos de pés, tal bailarina desajeitada. Afinal o teu sorriso estava mais acessível aos meus olhos. Soube melhor assim, até.

Disse-lhe, quando chegámos a casa, que tinha sentido vontade de te abraçar. Ambas sabemos o quão raro isso vai sendo em mim, cada vez mais criteriosa em relação aqueles com quem decido partilhar mais que um abraço político. Apeteceu-me abraçar-te com força, porra. Que sensação estranha, que nem te conheço as mãos já quero saber a que sabe o resto.

Não sei se eram as tuas feições, que teimavam em procurar parecenças com o meu reportório de contactos próximos. Ou que um dia o foram. Ou talvez fosse o sotaque que, honestamente, fui incapaz de inserir num grupo vulgar - não me soava a algarvio, que queres? Talvez seja resultado de uma miscelânea de francês, lisboeta e algarvio… que torna tudo mais difícil para uma simples miúda como eu.

Vi os teus olhos brilharem. Já não é comum ver olhos brilharem assim, espécies em vias de extinção. E não falo da luz a bater de esguelha no olho, quando o sol ou a lâmpada estão a jeito - isso seria ridículo. Talvez brilhar seja palavra demasiado espampanante para um texto desta ordem. Mas vá, vi aquela expressão que mostra que há qualquer coisa em ti de misterioso e inacessível.

Soube-me muito bem a noite. O feminismo activista e a primeira mulher de calções. O fogo-de-artifício que vacilava o peito. A barriga às voltas e o gato ciumento. O quão acolhedoras foram. E a loucura a que nos cedemos pontualmente, que recorda noites que um dia passaram e trouxeram tanto quanto esta.

Será possível que ainda não tenha sono?

“É fácil.”

Papoila

1 comentário:

Samica Alguém disse...

bem, desta não estava à espera. =)

eu gosto do Alentejo. (aproveita, guarda este comentário com carinho porque não voltarei a dizer, em voz alta à frente de tanta gente, esta afirmação.)

Esperava ouvir um sotaque, afinal não se é alentejano sem se ter sotaque. Esperava encontrar-vos mais tímidas, sobretudo a orquídea. Ah e esperava um bolo de chocolate =P

Mas, tal como vos imaginei, vi um casal que transparece um equilíbrio que faz sorrir só de olhar. Gostei de vos conhecer, cada uma de vocês, gostei de vos conhecer juntas, uma com a outra.

A noite surpreendeu-me, esqueceu-se daquilo que sabia mal, esqueceu-se de me lembrar medos, esqueceu-se até de me mostrar que o dia seguinte chegava a galope. Se o que estava acessível aos teus olhos era o meu sorriso foi porque vocês (as quatro) permitiram que fosse ela a dar as boas vindas às primeiras horas do dia da liberdade!

Gosto de coisas simples, gosto de momentos simples, onde nos vamos encontrando em outras pessoas. Em pessoas das quais tão pouco sabemos, até. Gosto e gostei disso. E foram momentos simples com banda sonora a condizer, quão frequente consegue isso ser?

Foi um prazer, ora não tivesse sido a noite em conheci pessoalmente a menina papoila, a menina orquídea e a trupe dos o'questrada que entre vestidos levantados, um francês a puxar para o reagge, o guitarrista de guitarra portuguesa mais alto do mundo, e mais ainda, muito mais, entre tudo isso até explosões de luz encheram o palco.

Ficam mais momentos por partilhar, até já ouvi falar em promessas de jantar e sobremesas. E eu costumo cobrar promessas!

É engraçado, não sei se por a noite ter sido longa, se por ter sido feita de momentos simples e sinceros, parece que foi mais que uma noite. Parece que se partilhou muito mais do que ao que foi dito. Senti-me um pouco "em casa" mesmo fora das minhas paredes e das "minhas" pessoas.

damn, já te calavas samica... pronto pronto,

sabem, é mesmo fácil. eu acho que o problema é esse o que é simples é sempre o mais difícil de perceber. E vocês estão cada vez menos sozinhas ^^

beijinho às duas,
fica um abraço por dar

=P (o brilho nos olhos era do sono^^)