domingo, 17 de janeiro de 2010

Os Lusíadas em BD

Como disse, estive a ler "Os Lusíadas" em banda desenhada, ilustrado por José Ruy. É um livro de 1984 que é óptimo para quem gostaria de ter alguma ajuda a perceber do que é que o Camões está a falar. O texto é o original (apesar de, pelo que percebi, não ser integral), com pequenas adições do artista para explicar um pouco melhor o que se passa ou do que se fala.
Não preciso de contar a história, pois não? "Os Lusíadas" é um livro essencial a qualquer português que queira saber e compreender um pouco mais da sua história. O facto de, pela primeira vez, ter lido o texto do inicio ao fim e não passagens escolhidas pelo programa de Português deu-me uma visão geral do que é realmente este livro. E confesso que o estudo nas aulas de secundário foram igualmente importantes para dar valor a muitas passagens. Adorei relembrar a nossa História, os nossos heróis e santos, os episódios marcantes e os valores da altura, mais do que seguir propriamente a história de Vasco da Gama pelos mares. De qualquer forma, é um livro magnífico e somos um povo bem sortudo por termos uma obra tão bem construída para preservar a nossa história.

primeira página

De qualquer das maneiras, e tal como é indicado neste livro, não vou dispensar a leitura integral d' "Os Lusíadas" mais tarde. Talvez quando um filhote precisar de ajuda ao lê-lo na escola. Quem sabe.

Orquídea

1 comentário:

Samica Alguém disse...

Bom dia =)
Ao ler este post lembrei-me do livro que li este verão, "A primeira aldeia global". Um livro que conta a história deste nosso "pequeno grande país" à beira mar plantado, desde o seu ínicio até ao 25 de Abril de 1974 e que entre outras coisas ensinou-me, por exemplo, que o "arigato" chinês vem do nosso "obrigado". É, sinceramente, muito interessante. Conta a história de uma forma simples, clara, organizada. Graças a ele mais do que saber um pouco mais da nossa história, compreendo-a.
E pronto era só para partilhar um livro que aconselho a todas as pessoas que se possam interessar por aquilo que fomos. A ultima aldeia global de martin page.

beijinho e, mais uma vez, desculpem a invasão ^^
s*
p.s. - obrigada pos estas partilhas