quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sei

Sei distinguir na perfeição a intensidade dos teus sorrisos. Sei quando são puros e sei quando não o são tanto. Sei quando escondem tristeza. Sei quando te doem. Sei quanto são sorrisos de alegria, sei quando são sorrisos de anedota muito boa, sei quando são sorrisos de simpatia e sei quando são sorrisos de alívio.

Sei quando não estas à vontade (mesmo quando te esforças muito por esconde-lo). Sei quando não gostas de uma ideia, mesmo quando não queres ser parte da decisão. Sei quando estás preocupada, sei quando tens medo, sei quando estás ligeiramente triste. E sei quando estás muito triste, mas isso é mais fácil em ti.

Sei todos os teus hábitos. Sei que entalas a camisa por baixo da camisola (e sei que espirras se não o fizeres). Sei que dormes sem almofada, talvez para não a babares (a minha está toda marcada da tua saliva). Sei que tens mais frio que eu no Inverno (mas sei que o teu corpo é bem mais quente que o meu). Sei que gostas de tortas de azeitão, mousse e bolo de bolacha. Sei que adoras tostas mistas e torradas do bar dos alunos. Sei que te delicias por um néctar de pêssego. Sei que ficas mal disposta se beberes leite com chocolate de manhã. Sei que adoras bifinhos com natas e cogumelos. Sei como adoras massa. Sei que não te deitas sem regar o Orlando e sem ver um pouco da novela com a tua mãe (sempre que podes).

Sei quem são as pessoas mais importante na tua vida. Conheço-as todas. Sei lhes o nome e a cara, sei quando as conheceste, sei onde vivem e o que fazem. Sei histórias, em específico, sobre cada uma delas (porque mas contaste e porque sempre te ouvi com atenção). Sei as suas qualidades e sei alguns dos seus defeitos.

Sei que consegues falar durante horas e sei que te consigo ouvir durante as mesmas. E sei que o contrário também é possível, apesar de menos frequente. E por isso sei que, quando velhotas, nunca vamos estar sozinhas. Nunca vai haver o silêncio dos mortos enquanto vivos. E sei que, como nos conhecemos muito bem, sempre saberemos como nos acompanhar e mimar.

Sei os sapatos que te roem os dedos e sei os que não. Sei que roupa mais gostas e que roupa menos gostas. E sei que nunca irias às compras sozinha. Sei que nunca usarás sapato muito alto.

Sei de cor os movimentos do teu corpo quando danças. Sei onde se dobram mais as tuas costas. Sei a largura da tua cintura e sei como os meus braços se enrolam sobre ela. Sei a força dos teus braços. Sei particularidades dos teus beijos quando estás triste e quando estás contente. Sei como beijas quando tens pressa. Sei como reages quando estás sob pressão. Sei como fica o teu cabelo depois de molhado e conheço-lhe todas as formas quando seco. Sei que calças te ficarão bem, mesmo sem as vestires, porque conheço as tuas pernas esguias. Sei perfeitamente a cor da tua pele. Sei de cor o tamanho das tuas cicatrizes. Sei a disposição dos teus sinais.

Sei que bandas mais gostas e sei com que estado de humor as costumas ouvir. Sei a que concertos já foste e ia jurar que conseguia adivinhar os anos em que foste. Sei os países que já visitaste. Sei o país que mais gostas e sei dar imensas razões porque escolheste esse e não outro.

Sei quando tens sono. Sei quando te sentes desesperada. Sei quando não estás com força. Sei quando tiveste sonhos bonitos e sei quando os tiveste tristes. Sei quando te doem as costas. Sei quando estás entusiasmada e ansiosa. Sei quando não te apetece. Sei quando não gostas muito de alguém. E, no geral, sei entender o porquê.

Sei muitos dos livros que já leste. Sei de quais gostaste e dos que não gostaste assim tanto. Sei quais os que foram marcantes na tua vida. Sei os livros que tens na lista para comprar.

Sei que não tencionas comer pastilhas elásticas, mesmo que te peçam muito. Sei a idade com que provaste o teu primeiro café, e sei onde e porquê.

Sei quem foram os teus amores juvenis. Sei o quanto cada um te marcou e sei o porquê. Sei que idade tinhas. Sei o que sentiste. Conheço as tuas histórias e os teus medos, na altura.

Sei quais foram os anos mais complicados da tua vida. Sei porque o foram e sei quem foram os protagonistas. Sei quando foram e conheço-lhes as descrições, quase na perfeição.

Sei os teus sonhos.

Sei. E quanto mais sei, mais amo.

Papoila

Sem comentários: